Adensador de Lodo

Categoria
Adensador de Lodo

Adensamento é um processo utilizado em Estações de Tratamento de Água e Esgotos com a finalidade de reduzir o volume de lodos gerados nos decantadores primários, secundários ou digeridos, de forma a melhorar a eficiência e diminuir os custos nos processos de desidratação e destinação final do lodo seco.

O ADENSADOR DE LODO modelo ADEL, produzido pela NAQUA, promove a remoção do lodo decantado e a separação do líquido clarificado. O lodo removido pelo adensador tem um teor de sólidos de 2 a 8% e o líquido clarificado retorna ao início do tratamento.

O adensador tem acionamento eletromecânico central, passadiço diametral com guarda corpo, braços giratórios com placas raspadoras angulares para concentrar e direcionar o lodo decantado para o poço central de onde será removido por carga hidráulica. O lodo afluente é recebido em uma cortina defletora central que o direciona para o fundo do tanque. O líquido clarificado é coletado em canaleta de concreto instalada na periferia do tanque. Placas vertedoras com rasgos triangulares regularizam a coleta de forma uniforme, evitando fluxos preferenciais que podem provocar a elevação do lodo decantado.

O ADENSADOR DE LODO padronizado é fabricado em aço carbono, com cortina defletora e placas vertedoras em fibra de vidro. Especialmente alguns componentes poderão ser fabricados em aço inoxidável e o passadiço em concreto.

Solicite um orçamento, envie uma mensagem ou entre em contato para falar sobre o ADENSADOR DE LODO com um de nossos consultores.