Removedor de Lodo

Remoção de lodo é um processo físico, largamente utilizado em Estações de Tratamento de Água, Esgotos e Efluentes Industriais, com a finalidade de separar do líquido em tratamento, o material sedimentado que está na forma de lodo.

A composição do lodo é complexa e depende do processo de tratamento podendo conter apenas partículas e produtos químicos ou partículas, matéria orgânica e microrganismos.

O lodo separado pelo removedor vai para um processo de desidratação e o líquido clarificado segue para um tratamento complementar como filtração em caso de ETAs ou processos como desinfecção, descarte em corpo receptor ou polimento para reuso em caso de ETEs e ETEIs.

Os tanques de decantação podem ser CIRCULARES, RETANGULARES ou QUADRADOS e o lodo sedimentado pode ser removido por RASPAGEM ou POR SUCÇÃO.

A NAQUA fornece removedores de lodo em vários modelos:

REMOVEDOR DE LODO DE ACIONAMENTO PERIFÉRICO modelo RLAP, remoção por raspagem, montado em tanque circular com ponte giratória radial ou diametral, braços raspadores de fundo radiais ou diametrais, acionamento mecânico da ponte por motoredutor e rodas trabalhando na periferia do tanque.

REMOVEDOR DE LODO DE ACIONAMENTO CENTRAL modelo RLAC, remoção por raspagem, montado em tanque circular com ponte fixa radial ou diametral, braços raspadores de fundo diametrais, acionamento giratório dos braços por motoredutor e eixo central ou gaiola de torque.

REMOVEDOR DE LODO TIPO PONTE ROLANTE modelo RLPR, remoção por raspagem, montado em tanque retangular com ponte móvel, braços raspadores de fundo, acionamento mecânico da ponte por motoredutor e rodas trabalhando sobre trilhos nas laterais do tanque.

REMOVEDOR DE LODO TIPO PANTOGRÁFICO modelo RLPA, remoção por raspagem, montado em tanque quadrado com ponte fixa radial ou diametral, braços raspadores de fundo com prolongadores pantográficos, acionamento giratório dos braços por motoredutor e eixo central ou gaiola de torque.

REMOVEDOR DE LODO POR SUCÇÃO modelo RLCS, remoção por sucção, montado em tanque circular com ponte fixa radial ou diametral, braços tubulares de fundo diametrais, acionamento giratório dos braços por motoredutor e eixo central ou gaiola de torque.

REMOVEDOR DE LODO SUBMERSO POR SUCÇÃO TIPO TELESCÓPICO modelo RLTS, remoção por sucção, montado no fundo de tanque retangular, com braços succionadores tubulares móveis e tubo rígido central de descarga, movimentação por cabos de aço, polias, motoredutor e tambor de enrolamento.

REMOVEDOR DE LODO SUBMERSO POR SUCÇÃO TIPO MANGUEIRA modelo RLSM, remoção por sucção, montado no fundo de tanque retangular, com braços succionadores tubulares móveis e mangueira de descarga, movimentação por cabos de aço, polias, motoredutor e tambor de enrolamento.

Os modelos têm características específicas e vantagens de acordo com a aplicação e exigências do projeto.

Veja detalhes dos REMOVEDORES DE LODO no link abaixo.

Solicite um orçamento, envie uma mensagem ou entre em contato para falar sobre REMOVEDORES DE LODO com um de nossos consultores.

Categoria
Removedor de Lodo